13.8.12

DONAMUMA





A semana passada fomos em missão, até Guimarães. Um dia quente, em que o cheiro de verão pairava no ar  e na cara de felicidade das pessoas que, em circunstâncias normais andariam atarefadas de um lado para o outro, mas naquele dia procuravam aproveitar o momento. Tenho de admitir que parecia tudo, menos um dia de semana e entramos neste espírito da cidade, assim que nos sentamos para almoçar e observamos as andanças e o movimento das pessoas.

Como já disse fomos em missão, e por isso quando a hora de maior calor começava a dissipar-se fomos, com mapa em mão ( tenho de admitir que não conhecia muito de Guimarães, até esta viagem ) à descoberta do nosso objectivo. Depois de algumas voltas desnecessárias, por distracção, dentro de uma cidade tão fácil de se deslocar encontramos o que procurávamos!
A encantadora loja Dona Muma, um loja com um espaço acolhedor, cheio de peças coloridas originais e com materiais muito diferentes daquilo que estamos habituados a ver, nas lojas generalizadas "de shopping" que frequentamos.
Mal entramos, vemos uma explicita inspiração nos anos 70 na sua decoração, criando um ambiente alegre e vivo. Tenho de admitir que é difícil escolher um sitio para começar a ver, devido a uma disposição caóticamente organizada que deixa a minha cabeça a rodar com tantas ideias e desejos por coisas que desconhecia.


















O que torna este espaço tão especial, é o cuidado e trabalho que é colocado em cada peça, escolhida ou pensada com todo o coração. Muitas das peças que vimos eram únicas, feitas com materiais pouco comuns e costumizadas pelas próprias "Donas Mumas" no seu atelier, que tivemos o prazer de visitar também. Elas trabalham incessantemente para a criação de um produto que ultimamente irá expressar a individualidade, através desta criatividade e personalização com que são desenvolvidas.

Foi por esta razão que nos conseguimos identificar com a sua filosofia. Torna-se cada vez mais difícil identificar-nos com as escolhas das pessoas, que se tornaram demasiado confortáveis e deixaram-se cair em categorias (indie, hipster, betinhos, fashion bloggers (sim, começa-se a notar um padrão de estilo que as fashion bloggers começam a seguir) ) que a sociedade definiu para elas, e todos parecem ser produtos muito semelhantes de uma fábrica estigmatizada.


  
  






Em retrospectiva, foi uma visita maravilhosa.
Se estiverem em Guimarães ou estão a pensar passar por lá, aconselho vivamente que passem pela Dona Muma. Está mesmo no centro da cidade, é muito fácil de encontrar!

Tenho também de agradecer ás meninas Mariana Silva e Ana Claudia que nos disponibilizaram completamente o espaço, para cuscar, tirar fotos e nos proporcionaram uma tarde muito interessante. 


Translation:
We went to Guimarães last week, to visit a really lovely store - DonaMuma. It's right in the center of the city, and has among other things, amazing original handmade pieces.






                                                            

17 comentários:

Unknown disse...

cute photos.. the store looks fantastic..filled with pretty little things

Jianine ☺ disse...

all of these are just lovely! I love those vintage things, oh how I wish I could stop by! wonderful x
- Jianine

Miss Psycho Cat disse...

Woooow, what a gorgeous place!!!

Leeh Trindade disse...

Aiii eu queria tanto uma máquina de escrever fofa assim pra deixar de decoração na minha casa! rs

beijo,
www.misssainha.com

Algodão Doce disse...

Que coisinhas lindas a loja parece ser fantástica.

BJ!

EMA disse...

I love these clothes; they are are a bit vintage, a bit modern, and a lot of awesome. Great post!

http://www.themirroronthewall.com/

Ioana-Carmen disse...

lovely pictures!
Fashionspot.ro

Unknown disse...

Adoro lojas assim. Únicas ! Temos que estar com 20 olhos para não escapar nadinha e , de cada vez que voltamos, ha sempre surpresas.
Beejs
*Senra

Usado Reciclado/facebook
usadorecicladofashion.blogspot.pt

Anónimo disse...

Beautiful photos, so many beautiful stuff. :)

Hannah Wilkinson disse...

Stunning photographs, everything looks so wonderful!
dimplesdiaries
x

Hope Adela Pasztor disse...

So whimsical and adorable! =)

http://pinkchampagnefashion.blogspot.com/

Sharon (Style-Chameleon) disse...

Cute pictures!



http://style-chameleon.blogspot.com/

SANS-ONLINE €50 VOUCHER GIVEAWAY!

Elyse disse...

Such a fun post! Lovley photography and blog!

xo,
Elyse
shortandsweetelyse.blogspot.com

João disse...

A minha terra é um amor!!! Espero que tenham gostado! E essa loja é super querida! :D Têm de me vir visitar lá...assim eu mostro-vos uns sítios bonitos! :P

Beijos enormes
João
ARTISTICBYFASHION

Anónimo disse...

Adorei a loja. Estou pensando em postar ela no meu blog também, na tag "Boutiques". Achei a loja muito aconchegante e as peças parecem ser do tipo confortáveis. *u*
Beijos, Isadora

georgea.tk

Eatlovemerry disse...

Lovely photos! :)

Vanessa Lopes disse...

Que loja amorosa ^^ Já está nos sitios a ir quando for a guimarães ^^

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Hostgator promo codes