31.12.12

SOME HONEST WORDS, AND GOODBYE 2012




O último post do ano!

Por esta altura toda a gente começa a fazer uma lista de coisas que gostava de fazer e ter para o ano que vem. Mas não sem antes fazer uma uma retrospetiva do ano em geral.

Eu gostava de falar de algumas coisas que acho importantes, aqui no blog, antes do ano acabar. Já lá vão uns anos desde que criamos o blog, isto numa altura em que os blogs de moda portugueses eram quase inexistentes e pouco ou nada se falava sobre isso. Passado estes anos todos, as coisas mudaram muito, mas eu acho que nem por isso para melhor. Agora existem milhares de blogs em Portugal e na maior parte continuo a sentir o mesmo vazio que sentia quando o criei.
Agora toda a gente tem um blog de moda mas isso significa pouco ou até nada. Não me sinto inspirada ou fascinada, por quase nada que tenho visto nos últimos anos na blogosfera portuguesa. A maior parte parece uma produção em série de meninas que compram peças atrás de peças de roupa, num consumismo desmesurado e pouco refletido, e que depois de uma data de poses provocadoras para a câmera são  adoradas pelos seus milhares de seguidores conseguidos à base do: ó esse vestido fica-te tão bem, és tão bonita! Sigo-te se me seguires!
Atenção que não estou a falar de toda a gente, até porque conheço pessoalmente muitos bloggers que tem muita dedicação e investem muito tanto tempo como de si mesmos. Mas em muitos casos é isto que acontece. Existe uma grande falta de genuinidade e inspiração naquilo que é criado e perdeu-se à muito a essência daquilo que era um bom blog, que nos fazia esperar ansiosamente por uma nova atualização, porque sabíamos que aquilo nos ia inspirar e abrir a nossa visão e perspetiva para coisas novas, que nunca tínhamos sequer sonhado que existia.

Eu não sou ingênua ao ponto de não perceber que muitos destes blogs "vendiam" peças caríssimas que eu nunca ia ter e que muitas das vezes nem era compradas pelas bloggers, eram ofertas das marcas com o propósito de publicitar os seus produtos, mas existia uma certa magia e beleza que era criada à volta de cada coisa. Tudo parecia especial. Era a essência das coisas que prevalecia e nos fazia sonhar enquanto que agora a prioridade é ter mais coisas, mais e mais e com isso vemos cada vez menos coisas com valor.
Por essa razão aplaudo pessoas como a Nádia do My Fashion Insider, que apesar de ter acesso a muita coisa faz iniciativas como o 1 month, only 15 pieces to wear.
Quando eu e a Carla estávamos a filmar para o documentário Barely Famous, ela contou-nos sobre como naquele mês ia desafiar-se a usar apenas usar 15 peças de roupa. Ela estava com alguma dificuldade em decidir o que ia vestir e eu perguntei-lhe porque é que ela não fazia batota, visto que era só para o blog e ela ficou muito seria a olhar para mim, como se eu tivesse dito algo descabido e fiquei a perceber como ela levava aquilo a sério, e acreditava mesmo no que estava a fazer e sobretudo na mensagem que queria passar.

Falta convicção e opinião sincera na blogosfera e na geração atual. Ninguém acredita em nada, nem  reflete sobre as consequências da nossa apatia. A única preocupação que temos é que peça comprar a seguir e se gosto mais de saias cintadas ou com rodas, se ponho brilhantes nas unhas ou faço desenhinhos.
Á uns meses atrás encontrei um texto muito interessante num blog português que costumava seguir, sobre como as coisas que comprávamos, a sua origem, porque eram tão baratas e como milhões de pessoas eram exploradas à custa de nós andarmos a comprar casacos, vestidos, sapatos, a preços da chuva em lojas a que todos vamos, como a zara, a h&m. Achei mesmo interessante e fez-me mesmo repensar os meus hábitos de consumo. Porém no dia a seguir  vejo nesse mesmo blog um post sobre as compras novas que essa blogger tinha feito nessas mesmas lojas que o artigo referia. Pareceu-me uma grande falta de consciência e reflexão, porque não basta reconhecer o que está mal. Á que agir de acordo com isso.

O nosso objetivo ao criar este blog, nunca foi incentivar o consumo, ou vender um estilo de vida que está ao alcance de toda a gente, se formos ao shopping comprar uns sapatos novos. Queríamos dar valor aquilo que  temos, celebrar cada peça e contar histórias maravilhosas com as coisas mais simples.
Não somos exatamente a tipica fashionista, e temos uma noção clara disso.
Compramos coisas com um orçamento muito apertado e não temos o estilo que se adequa a esta subcultura mas não foi por isso que alguma vez desistimos, porque aquilo que nos apaixona é criar pequenos momentos que de certa forma nos torna especiais. Eu acredito que a roupa é aquilo que vestimos quando estamos prestes a experienciar algo mágico, escolho de que história quero fazer parte nesse dia: que personalidade quero ter, uma história de amor? um espião dos anos 50?

O que eu mais desejo para 2013 é que as pessoas se lembrem de viver mais, e comprar menos. O que nos define não é a marca da nossa roupa, nem o seu aspeto, mas a forma como a usamos e a nossa atitude relativamente á vida.


Feliz ano novo da Carina e da Carla





Translation:
I'm sorry, I won't be translating this GIANT text, ahah.
But I'm wishing everyone a Happy New Year!!








17 comentários:

Ana Catarina disse...

Obrigada por este post. De facto, sinto o mesmo em relação a blogs e extendo para a nossa sociedade. Acho que hoje em dia se valoriza cada vez mais as aparências e o que se tem (ou mostra ter) e isso revolta-me! Vejo adolescentes completamente fúteis e desinteressantes, obcecadas por ter e comprar e fazer acontecer. Onde estão os valores? Acho que se foram perdendo no caminho. Tenho um blog há quase dois anos mas não me intitulo fashion blogger nem algo do género. Criei o blog e mantenho-o porque gosto de partilhar os meus gostos, a minha forma de ser e pensar e também das amizades que criei com ele. Acho que deveríamos todos repensar melhor nas nossas acções e no que queremos, para não sermos apenas fotocópias mas sim indivíduos, diversificados e preciosos.
Bem hajam meninas.
Um bom ano, cheio de coisas boas para vocês.
Um beijo,
Ana Catarina http://www.pink-self.com/

Unknown disse...

Bom ano! xx***

riotdontdiet disse...

"Não somos exatamente a tipica fashionista, e temos uma noção clara disso."
and thank god for that!!
concordo em TANTO com o que disseram!!
sao tao poucos os blogs que nao parecem ter saido de uma fabrica todos iguaizinhos.
embora n tenho mta moral..sinto me um pouco triste e desiludida comigo mesma, sinto que perdi um bocado o meu modo "dont give a fuck"
(onde estava a vontadinha para tirar fotos ao que me aptecesse/usasse mesmo sem sabendo que podiam nao ter nada de especial, a nao ser para mim, e por ai adiante..), por nao ter andado com tempo para nada, nem cabeça para falar sobre assuntos pelo qual me importo, anda um bocado "vazio" o blog, mas espero mudar isso.

quanto ao assunto de marcas, vi a pouco tempo um desafio bem interessante, que consistia em durante 2 meses comprar so em lojas de comercio tradicional/segunda mao.. :)

Liliana Ferreira disse...

este post reflecte realmente muita coisa... Eu contra mim falo que compro na Zara e H&M no entanto nem compro muito nas ditas cujas devido aos preços exorbitantes na minha opinião que as marcas praticam. No entanto acho que falamos um pouco dist de comprar em lojas de segunda mão, peças vintage, feiras e assim e penso que sabem a minha opinião, de alguém que usa esse tipo de "coisas"...
Beijinhos e Bom Ano Novo meninas, espero encontrar-vos novamente um dia destes !

Unknown disse...

V/ presenteiam-nos com fotos liiindas que fazem toda a diferença e que eu adoro :D (quem me dera ter jeitinho para isso)
Isso comprem em 2ª mão que fazem muito bem eheheh, mas verdade seja que , desde que passei a fazer mais mercados de 2ª mão, arranjo peças maravilhosas e raras que não encontraria de outra forma.

Beejus e um excelente ano para as meninas
Senra
New & Recycled Fashion

Usado Reciclado | Online 2nd Hand Store

Helena disse...

Inspirador. Tenho dito.

Unknown disse...

Feliz ano novo! xx***

Anónimo disse...

gostei imenso do vosso estilo e blogue! vou passar a seguir-vos. beijinho e bom ano

Márcia Pereira disse...

Vocês são verdadeiramente inspiradoras. Andei a ver o vosso arquivo e vão para além da moda, para além da fotografia e distinguem-se dos outros blogs de tantas formas. Já vos sigo! Um beijinho e um bom ano,

http://alexachungscloset.blogspot.pt/

KEEP IT GOLDEN disse...

o que mais me fascina no vosso blog é, sem dúvida, a componente fotográfica, não pondo de parte o restante conteúdo que considero igualmente bom, e confesso que fiquei surpreendida, pela positiva, quando li este texto, que engloba tantas das nossas conhecidas e famosas bloggers nacionais, que cada vez mais se vão perdendo no verbo 'comprar'. dou por mim a comentar cada vez menos blogs associados à moda e a interessar-me por apresentações mais alternativas e inovadoras.
dito isto, termino o meu comentário com um enorme e merecido parabéns, não só pela vossa abordagem às temáticas actuais mas também por este texto, que me valeu de tanto mais do que os outros mil e um que li sobre 'resoluções para o ano novo'. boring.

bom ano meninas *

Sam disse...

All these pictures are so cute! Happy new Year!

Sam

Ana Rita Patinha disse...

Gostei muito de ler as vossas palavras. Eu sinto o mesmo, quando criei o meu blog há 3 anos eram poucos os blogs portugueses mas de repente surgiu tanta coisa e parece que é tudo mais do mesmo. O vosso blog é um daqueles que me inspira diariamente, vocês realmente conseguem fazer magia com peças simples e fotografias bem pensadas.
Tenham um bom ano e continuem o bom trabalho :)

A Refinaria disse...

A grandes fotos juntam-se grandes palavras: um grande post.
Qualidade acima de quantidade, é um dos meus motes para 2013. Estou totalmente de acordo convosco!
Bom ano!!!

Touch Of Purple disse...

Adorei as fotografias! =D

Beijinho grande e um excelente ano para vocês e para toda a vossa família com tudo de bom...
http://touchofpurple.blogspot.com/

Ana, Playground Love disse...

ISTO!!! isto é das melhores coisas que li nos últimos tempos! sempre tive uma grande empatia com vocês as duas, já desde que "entrei" neste mundo dos blogs, e também eu tinha um blog com uma colega minha (não sei se ainda se lembram xD) , e mesmo tendo continuado sozinha. Isto é algo que tenho vindo a sentir há já muito tempo, e também já uma vez me deu para "desabafar" um pouco sobre o assunto.
Hoje em dia parece que todos querem ser cópias uns dos outros, as pessoas fazem as coisas só porque sim, e toda a gente tem um blog de "moda". São poucas as pessoas que se preocupam em produzir bom conteúdo, e menos ainda as que estão interessadas no mesmo. É triste, mas é assim que as coisas são.
Um bom ano às duas, e parabéns pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver. O vosso blog, é e sempre foi dos que mais me inspira.
Beijinho*

soblushed in USA disse...

pois..eu ja estive a fazer uma limpeza à lista de blogs q andava a ler, pq na verdd ja tava cheia de meninas fashionistas, q pouco alimentam a minha criatividd.vcs ainda ca cantam, adoro as vossas fotos e as vossas historias!! o q m deixa triste é o fato dos blogues de moda serem os unicos c potencial p terem carradas de fas e de comments e td... o meu blogzito sobre as minhas aventuras aqui nos states, coitado, tem andado um pouco em baixo, mas tenho mt orgulho nele! :)
beijinho e bom ano!

Fashion Faux Pas disse...

Bom, eu que sou sempre do contra revejo-me nestas palavras. Por momentos pensei que estava a ler o texto de uma pessoa da minha idade. Podia ter sido eu a escrever algo com um significado idêntico. E se calhar até já escrevi.
http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Hostgator promo codes